1982-2002

Artigos | Projetos | Docs. Partidários

Versão para impressão  | Indicar para amigo

Artigos


Pesquisa mostra Maluf e Alckmin empatados e Genoíno subindo

Além da disputa para o Governo, também foi pesquisada a intenção de votos para o Senado. Foram ouvidos 1.616 eleitores entre os dias 2 e 3

Pesquisa encomendada pelo PFL e feita pelo Instituto GPP no estado de São Paulo, no último fim de semana, indica que a crise na segurança pública, que se acentuou com o seqüestro e assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, aparentemente não afetaram a provável candidatura à reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele está praticamente empatado com Paulo Maluf (PPB), com 22,7% contra 25,6% do ex-prefeito, que também lidera os outros levantamentos. Já o petista José Genoíno, que vem fazendo do tema segurança um dos principais pontos da sua pré-campanha, aparece com 10,8% das intenções de voto, ocupando a terceira colocação.

Também foi pesquisada pela primeira vez a corrida pelo Senado e a situação entre os dois únicos candidatos declarados a uma das duas vagas em disputa é a seguinte: o senador Romeu Tuma (PFL) está com 33,9% e Aloizio Mercadante (atual deputado federal do PT) aparece com 18,7%.

Na pesquisa do Instituto GPP foram entrevistados 1.616 eleitores nos dias 2 e 3 de fevereiro (sábado e domingo). A margem do erro é de 2,4%, o que confirma a situação de empate técnico entre Maluf e Geraldo Alckmin.

Petista comemora o resultado do levantamento

“Eu nunca disputei eleição majoritária e o fato de estar em terceiro mostra que tenho potencial de crescimento”, comemorou o candidato a governador do PT José Genoíno. Ele estima que com o início da campanha atingirá a faixa tradicional de votos do partido (15% a 18%) e crescerá ainda mais.

Luiza Erundina, pré-candidata do PSB, acha que o cenário mudará muito, pois o PMDB, que tem uma rede de diretórios no interior, ainda não decidiu seu rumo na eleição. “Com exceção do caso do Alckmin, a pesquisa não reflete a política de alianças”, disse.

O presidente do PPB paulista, Jesse Ribeiro, estranhou os números. pois em outras pesquisas Paulo Maluf está bem à frente de Geraldo Alckmin. “Estamos na frente e isso é importante, pois não somos governo e não temos máquina”. Edson Aparecido, presidente regional do PSDB, disse que a pesquisa o animou, pois mostra que as dificuldade do governo com a segurança pública tiveram pequeno impacto.

Para Aloizio Mercadante (PT), que disputa o Senado, o quadro é bastante favorável. “O Romeu Tuma acabou de concorrer à Prefeitura e eu nunca disputei cargo majoritário.”

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: